Considerada a melhor loja de calçados do Brasil por cinco anos consecutivos (2008-2012) premiada com o troféu Alshop, e Franca S/A no ano de 2009, a Pontal Calçados, hoje, conta com uma rede de mais de 40 lojas, a maioria espalhadas pelos melhores shoppings de São Paulo. Mas a história que fez da Pontal uma das redes mais conceituadas do País não começou do alto. Foram anos de luta e muito trabalho até a abertura da primeira loja há 42 anos.
Aos 14 anos, Manoel Kherlakian Neto, hoje diretor da rede de lojas, já cumpria um pesado expediente na fábrica de calçados de seu avô, Calçados Makerli, considerada uma das maiores indústrias de calçados do Brasil. Manoel trabalhou por 10 anos e passou por todas áreas. Desde a produção, passando pelo setor administrativo, departamento pessoal e contas a pagar.
Os anos no interior da fábrica deram ao senhor Manoel uma imensa experiência no ramo calçadista. Ele considera esse tempo “uma espécie de universidade familiar”, onde pode aprender os princípios básicos da produção e negociação de calçados dentro do ambiente da família.
Vendo o sucesso da fábrica que pertencia ao pai e a mais três tios, Manoel resolveu abrir um negócio e trilhar o próprio caminho. Ele conta que deu algumas “cabeçadas” no início por achar que a produção e o comércio de calçados eram a mesma coisa. “Como sapato era o ramo que conhecia, achei que indústria e varejo eram a mesma coisa, mas na verdade são totalmente diferentes”, relembra. Influenciado pelo primo Arthur, proprietário da rede de lojas Gabriella, Manoel inaugurou sua primeira loja em 1970 que ficava instalada em Pinheiros, São Paulo.
A unidade tinha um espaço mínimo, apenas 50m² e só vendia calçados femininos. Os primeiros anos foram de trabalho duro. Sem gerente, nem caixa, abria e fechava a loja sozinho. “Já almocei muito na prateleira do estoque” conta com orgulho. Até hoje, quando está estressado, ele visita as lojas e cumprimenta cada integrante da equipe e convida alguém para tomar um café. “É minha terapia” afirma.
Depois de muita batalha a Pontal foi ano a ano alcançando seu espaço no mercado. Em 1995 os dois filhos de Manoel Kherlakian Neto, Maria Gabriela e Luiz Gustavo, passaram a trabalhar ao seu lado. Com espírito jovem e empreendedor, os dois, que hoje dividem a diretoria da rede com o pai, ajudaram a implantar algumas ideias responsáveis pelo sucesso da Pontal. A partir da entrada dos filhos no negócio as novas lojas inauguradas passaram a ser maiores e a oferecer uma linha de produtos mais diversificada. Do calçado feminino, produto único por muitos anos, a Pontal passou a trabalhar com tênis, calçados masculinos, infantis, bolsas e produtos de manutenção.Hoje as lojas da rede têm em média de 300 a 500m². A maioria delas estão espalhadas pelos principais shoppings centers do estado de São Paulo. Atualmente a rede conta com 40 lojas e mais três serão inauguradas ainda esse ano, com venda mensal de 300 mil pares e peças. Um número muito superior aos 1000 pares vendidos por mês nos primeiros anos da empresa. A rede também conta com uma extraordinária equipe de compras que busca sempre produtos de qualidade e de moda atual, além de modelos trazidos com exclusividade da Europa.Um dos maiores segredos do sucesso da Pontal é o bom relacionamento com os clientes.
Desde o primeiro dia de trabalho, conta Manoel, “nunca perdemos o foco na satisfação do cliente, que é a razão de ser e de existir da Pontal”. Para isso a orientação principal repassada a toda equipe é de que “o patrão é o cliente”. Manoel garante que os 1300 colaboradores, entre supervisores, gerentes e vendedores, são treinados para servir o cliente com excelência, e preparados para fazer de cada atendimento o melhor dos atendimentos. “Em qualquer atividade, principalmente no varejo, as empresas vão mal quando a direção perde o foco no cliente, e isso é percebido pela equipe que age também da mesma forma. Aí a coisa desanda. Sabemos que não existe cliente fiel e sim clientes satisfeitos. Esses voltam sempre”, deixa a dica o empresário.
Nestes 42 anos de trabalho fatos engraçados que aconteceram deixaram aprendizados para a vida toda. Nas primeiras compras, Manoel lembra que adquiriu um lote de bota ortopédica infantil até o número 42. Depois de algum tempo percebeu que nunca venderia esse número. Mas um dia entrou um hippie e comprou dois pares. “Parecia um milagre”, conta. “A profissão de lojista no setor calçadista é sobretudo uma vocação”, diz senhor Manoel. “É a busca de produtos que o cliente quer comprar pelo preço e qualidade desejada e sobretudo com atendimento profissional e amigo”, completa.
O público alvo da Pontal é a classe média que, nos últimos 10 anos, cresceu e mudou o comportamento, a forma de consumir. Se tornou exigente com as instalações das lojas, com os produtos e com o atendimento. Os shoppings centers mudaram a cultura das pessoas. Ninguém joga papel no chão, e a estratégia do lojista é estar atento às mudanças e exigências desse público que, fez o Brasil estar no ranking dos melhores países consumidores do mundo. E é sempre atento às demandas do mercado e dos consumidores que a Pontal se renova a cada dia em busca de sucesso e de satisfação dos clientes.
Em 2008 a Pontal ganhou o prêmio de melhor loja de calçados do Brasil pelo voto do consumidor e conquistou o troféu Alshop. Esse prêmio, afirma o diretor da rede, “nos motivou a fazer cada vez melhor e ganharmos pela 5ª vez consecutiva o troféu”. Em 2012 a Pontal também faturou o prêmio. Em 2009 a rede foi agraciada com outra premiação, a FRANCA S/A, como destaque das redes calçadistas do Brasil. “Ser reconhecido pelos clientes nos dá a sensação de dever cumprido. Este sentimento é muito gratificante e ao mesmo tempo aumenta nossa responsabilidade de continuarmos trabalhando com todo empenho para sustentar essa conquista”
Melhor local para quem quer crescer e expandir seu profissional.
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